Cambedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cambedo
Distrito Distrito de Vila Real
Concelho Brasão de Chaves.png Chaves
Freguesia Vilarelho da Raia
Área 2.14 km²
População 70 hab. (2010)
Orago São Gonçalo
Povoações de Portugal Flag of Portugal.svg

Cambedo da Raia é uma aldeia raiana, localizada a cerca de 18Km da cidade de Chaves, freguesia de Vilarelho da Raia. Esta aldeia transmontana acolheu, entre os anos de 1936 e 1946, inúmeros espanhóis, guerrilheiros ou exilados, antifranquistas que para ali procuravam guarida, tendo até havido uma batalha contra as autoridades luso-espanholas[1].

Até ao Tratado de Lisboa de 1864, a linha de fronteira com a Galiza situava-se no meio da aldeia, tendo a mesma recuado em favor do lado português. Nesse tratado, pôs-se fim a uma situação considerada pelas autoridades como indesejável, tendo igualmente tido repercussões nas aldeias de Lamadarcos e Soutelinho da Raia. As três aldeias eram consideradas aldeias promíscuas. A favor do lado espanhol, ficaram as aldeias do Couto Misto[2][3].

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome da aldeia tem duas origens prováveis: 1. vem da palavra de origem pré-românica camba (o radical camb- é céltico), com o significado de arco, círculo, alguma coisa que é curva; Cambedo significaria nesta aceção lugar circular, arqueado; 2. vem da palavra latina camba, ae, que significa pata de quadrúpede. A configuração topográfica da aldeia remete para ambas as origens do nome.

Referências

  1. «Cambedo da Raia: a história do heróico povo da "aldeia maldita" | VortexMag». 10 de abril de 2015. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  2. «A Aldeia do Cambedo e o Couto Mixto - Jornal Mapa». www.jornalmapa.pt. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  3. «Couto Misto: o país que existiu durante 800 anos entre Portugal e Espanha | Página 3 de 4 | VortexMag». 5 de abril de 2015. Consultado em 4 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.