Saltar para o conteúdo

Capricornis sumatraensis milneedwardsii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capricornis milneedwardsii)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSerau-chinês
Serau-chinês taxidermizado no Museu de Zoologia e História Natural de Kunming, na China
Serau-chinês taxidermizado no Museu de Zoologia e História Natural de Kunming, na China
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Antilopinae
Tribo: Caprini
Gênero: Capricornis
Espécie: C. sumatraensis
Subespécie: C. s. milneedwardsii
Nome trinomial
Capricornis sumatraensis milneedwardsii
David, 1869
Sinónimos
  • Capricornis milneedwardsii David, 1869
  • Capricornis (Antilope) milne-edwardsii David, 1869
  • Capricornis milneedwardsii milneedwardsii Grubb, 2005
  • Nemorhedus Edwardsii David, 1871
  • Nemorhædus sumatrensis milne-edwardsi Ward, 1910
  • Capricornis milne-edwardsi Thomas, 1912
  • Capricornis sumatrensis milne-edwardsi Lydekker, 1913
  • Capricornis sumatraensis milne-edwardsi Anthony, 1941

O serau-chinês (Capricornis sumatraensis milneedwardsii), também conhecido como serau-continental, serau-de-crina-branca ou serau-de-crina-branca-chinês, é uma subespécie do serau-de-crina (Capricornis sumatraensis) nativa da China e do Sudeste Asiático.[1][2][3][4] O nome "serau-continental" já foi usado para se referir à espécie Capricornis sumatraensis, porém, atualmente é reservado apenas para a subespécie C. s. milneedwardsii.

Características físicas

[editar | editar código]

O serau-chinês possui pelos de proteção sobre sua pelagem que são eriçados ou grosseiros e cobrem a camada de pelo mais próxima de sua pele em graus variados. Tem uma juba que vai dos cornos até o meio do dorso do animal, entre as escápulas, cobrindo a pele. Os chifres são apenas uma característica dos machos e são de cor clara, com cerca de seis centímetros de comprimento, e curvam-se ligeiramente para as costas do animal. O serau-chinês é muito grande e tem sido conhecido por crescer por mais de seis pés de comprimento e três pés de altura no ombro, e um adulto normalmente pesa mais de 150 kg.

Habitat e distribuição

[editar | editar código]

O serau-chinês é encontrado no centro e sul da China, Vietnã, Camboja, Laos, Mianmar e Tailândia. A sua distribuição segue florestas montanhosas.

O serau-chinês habita colinas íngremes até uma altitude de 4.500 m. Ele prefere terreno rochoso, mas também é encontrado em florestas e áreas planas. Ele é capaz de nadar para pequenas ilhas. Esta espécie tem um nível moderado de tolerância à perturbação humana, e pode persistir bem em fragmentos de habitat e florestas secundárias, embora que as fazendas são evitadas.

Comportamento

[editar | editar código]

O serau-chinês é territorial e vive sozinho ou em pequenos grupos. Ele normalmente fica em uma área pequena, de apenas alguns quilômetros quadrados, onde ele pasta na grama, brotos e folhas ao longo de caminhos de terra batida. Ele marca seu território com fezes e marcações. É mais ativo ao amanhecer e ao entardecer, e passa o resto do dia na densa vegetação. A fêmea do serau-chinês dá à luz um único filhote, normalmente, em setembro ou outubro. O período de gestação é de cerca de oito meses.

Referências

  1. «Indochinese serow (Capricornis milneedwardsii)». www.thainationalparks.com (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2018 
  2. «Chinese Serow (Capricornis milneedwardsii)». iNaturalist.org (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2018 
  3. «Chinese Serow - Capricornis milneedwardsii». www.ecologyasia.com. Consultado em 3 de outubro de 2018 
  4. «Capricornis milneedwardsii - Semantic Scholar». www.semanticscholar.org (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.