Carcinoma de pulmão de células não pequenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carcinoma de pulmão de células não pequenas
Micrografia de um carcinoma escamoso, um tipo de carcinoma de pulmão não pequenas células. Espécime obtido por PAAF. Coloração de Papanicolau.
Classificação e recursos externos
MedlinePlus 007194
eMedicine med/1333
MeSH D002289

O carcinoma de pulmão não pequenas células (CNPC) é qualquer tipo de câncer de pulmão epitelial, exceto os carcinomas de pequenas células (CPC). É assim, um diagnóstico de exclusão (ou seja, um diagnóstico feito a partir da exclusão de outras possibilidades para melhorar a eficácia terapêutica quando não é produtivo e necessário fazer um diagnostico mais preciso) que funciona similar ao Linfoma não Hodgkin (incluem todos linfomas, menos o linfoma de Hodgkin) e ao câncer de pele não-melanoma(inclui todos cânceres de pele menos, o melanoma).

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os tipos mais comuns de carcinoma não pequenas células são[1]:

Algumas vezes, o nome "câncer de pulmão não pequenas células" (ou "carcinoma não especificado") é utilizado, genericamente, quando um diagnóstico mais específico não pôde ser feito. Isso é mais frequente quando o patologista consegue encontrar somente uma pequena porção de células ou de tecido malignos na amostra obtida por citologia ou biópsia.[1]

O câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram é, quase universalmente, um tipo de carcinoma não pequenas células, na maioria dos casos um adenocarcinoma.[2]

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Enquanto classe, os subtipos de CNPC são relativamente insensíveis a quimioterapia, quando comparado ao carcinoma pequenas células. Quando possível, eles são tratados, primariamente, com ressecção cirúrgica e podem ser curados, embora a quimioterapia esteja sendo utilizada, cada vez mais, tanto antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante) quanto depois (quimioterapia adjuvante).

Referências

  1. a b «Non-small cell lung cancer treatment - National Cancer Institute». Consultado em 19-10-2008. 
  2. Hanna, Nasser (2007). «Lung Cancer in the Never Smoker Population». Hematology-Oncology. Medscape.