Cardiognose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na teologia cristã a Cardiognose (literalmente conhecimento do coração) é um carisma especial que Deus confere a alguns santos. No ascetismo cristão, o termo Cardiognose também indica os métodos ascéticos e técnicas de meditação que têm o objectivo de alcançar um estado interior de experiência mistica e eventualmente o carisma da Cardiognose

Generalidade sobre a Cardiognose[editar | editar código-fonte]

A Cardiognose como dono sobrenatural[editar | editar código-fonte]

Cardiognosis significa que o conhecimento do coração em sentido metafísico. O termo é encontrado duas vezes no NT, ambas as vezes em Atos, e não aparece na LXX. 1: 24

καὶ προσευξάμενοι εἶπαν, Σὺ κύριε, καρδιογνῶστα πάντων, ἀνάδειξον ὃν ἐξελέξω ἐκ τούτων τῶν δύο ἕνα. 15: 8 καὶ ὁ καρδιογνώστης θεὸς ἐμαρτύρησεν αὐτοῖς δοὺς τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον καθὼς καὶ ἡμῖν.

Igualmente relevante é Provérbios (27, 19):

quomodo no acervo prospicientium vultus resplandecente, sic corda hominum manifes sunt prudentibus.

O dom sobrenatural de Cardiognosis leva o santo, que a recebeu, a estabelecer em seu coração um diálogo interno e um conhecimento íntimo de Deus. Esta experiência mística é muitas vezes descrito por santos cristãos como o que percebe da Luz Interior de Cristo.

A Cardiognose como método ascético[editar | editar código-fonte]

O prazo de Cardiognosis também é usado para indicar os métodos ascéticos e meditações que levam ao conhecimento do coração. Na Bíblia, o dom da Cardiognosis é indicado no discurso da Montanha (Mateus, 5: 8) "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".

Na tradição hesicasta, Cardiognosis é tratada na maioria dos textos da Filocalia (gr. Φιλοκάλειν To Love the Beautiful) como uma oração contínua a Deus. A mesma experiência está descrita em outra, muito mais curto, conhecido livro chamado O Caminho de um Peregrino, na qual um viajante russo aprende a rezar continuamente repetindo o nome de Jesus.

História da Cardiognose[editar | editar código-fonte]

Origem da Cardiognose[editar | editar código-fonte]

A Cardiognose na época contemporanea[editar | editar código-fonte]

A prática de Cardiognosis foi revivida por Tommaso Palamidessi. Soldadura a tradição hesicasta ea teologia cristã com as técnicas orientais de meditação, yoga, Tommaso Palamidessi desenvolveu uma nova prática de Cardiognosis. Esta técnica de meditação está profundamente tratada em seu ensaio A Ascese Mística e Meditação do Coração. De acordo com os ensinamentos archeosophical, cardiognosis é um método que irá estabelecer a inteligência do experimentador iluminado pela Inteligência de Cristo no coração. Esta técnica, de acordo com Palamidessi, vai trazer para experimentar a visão da Luz Interior e constitui uma forma suave e livre de perigo para o despertar da kundalini.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Adolphe Tanquerey, The Spiritual life: A Treatise On Ascetical And Mystical Theology, Paperback, 2001
  • Tommaso Palamidessi, The Mystical Ascesis and Meditation on the Heart, ed. Archeosofica, 1971
  • Di Agresti,Guglielmo M. Santa Caterina de' Ricci. Epistolario I (1542-1554), Coll. Collana ricciana 1973
  • John of the Cross. Subida del Monte Carmelo. http://www.ewtn.com/library/SPANISH/SUBIDA.TXT