Carne vermelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corte de carne bovina ou carne vermelha.

Denomina-se carne vermelha as carnes provenientes dos mamíferos, excetuando-se a carne suína, com relação a qual ainda não se chegou a um consenso.

Saúde[editar | editar código-fonte]

A carne vermelha é rica em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano e o seu desenvolvimento. É o alimento que concentra a maior quantidade de ferro, sendo assim um bom combatente à anemia, é também fonte de proteínas, que são importantíssimas para o desenvolvimento dos músculos, órgãos e tecidos, e contém zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos.

O diferencial da carne bovina com relação aos alimentos quando o assunto são vitaminas, é pelo fato desta possuir grande quantidade de vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B12. A falta de vitamina B12 no organismo pode causar anemia e mudanças no sistema nervoso, que se não cuidadas podem se tornar graves. Além disso, a carne vermelha também auxilia no desenvolvimento e na recuperação muscular, por conter muitas proteínas portadoras de aminoácidos essenciais, sendo muito recomendado o seu consumo por atletas. Nutricionalmente, a carne vermelha é indispensável.[1]

De todo modo, há exceções. Os malefícios causados pelo consumo da carne vermelha estão, em geral, ligados ao consumo exagerado e predominantemente de cortes gordos, ricos em gorduras saturadas e colesterol. Também é necessário saber que apenas o consumo da carne vermelha não supre todas as necessidades do organismo, tendo o seu consumo que estar aliado a outros alimentos, como frutas, legumes e verduras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Carne Vermelha - Bovina - Alimentos». InfoEscola. Consultado em 11 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.infoescola.com/alimentos/carne-vermelha/

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/cvmv.php

http://blogdadieta.com.br/2009/01/22/os-pros-e-os-contras-da-carne-vermelha/