Saltar para o conteúdo

Carneiro (sobrenome): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 3: Linha 3:


== Origens ==
== Origens ==
Há diferentes teorias para a origem dos primitivos portadores do sobrenome Carneiro. Segundo uma delas, "os Carneiros se dizem descendentes de Monsiur Joani Moutam, Ill.e [[Cavaleiro medieval|Cav°]] natural da [[França]], q veio na Armada dos [[Gasconha|Gascoens]] em 980 tomar aos Mouros a Cidade do Porto, e as terras entre [[Rio Tâmega|Tamega]], e [[Rio Douro|Douro]], pois como na lingua Franceza a palavra Moutão quer dizer o m.mo q [[Ovis aries|Carneiro Manso]], se dirivava delle o de == Carneiro. Dizem ser Sollar desta Famillia o lugar de [[Carneiro (Amarante)|Carneiro]] ao pé da Serra deste nome duas legoas de Amarante de q foi Povoador Martim Carneiro ; era Monsiur Joani Moutão descendente dos Duques de Moutão em França (''Veja-se o Marquez de Montebello ao Conde D. P° a Plana 309 a fl. 585)''." ([[Manuel José da Costa Felgueiras Gayo|Felgueiras Gayo]]). O livro [[Armorial Lusitano]] cita também D. [[Lourenço Anes Carnes]], de cujo sobrenome se teria derivado o de Carneiro, e a hipótese de que os primeiros Carneiro seriam de [[Espanha]], pois já no século XII existia lá o apelido. O primeiro portador foi Pedro Carneiro, senhor das terras de [[Arcos de Valdevez|Valdevez]] no tempo do [[Conde D. Henrique]], de quem procedeu a família.
Há diferentes teorias para a origem dos primitivos portadores do sobrenome ana paula Carneiro. Segundo uma delas, "os Carneiros se dizem descendentes de gabi , Ill.e [[Cavaleiro medieval|Cav°]] natural da [[França]], q veio na Armada dos [[Gasconha|Gascoens]] em 980 tomar aos Mouros a Cidade do Porto, e as terras entre [[Rio Tâmega|Tamega]], e [[Rio Douro|Douro]], pois como na lingua Franceza a palavra Moutão quer dizer o m.mo q [[Ovis aries|Carneiro Manso]], se dirivava delle o de == Carneiro. Dizem ser Sollar desta Famillia o lugar de [[Carneiro (Amarante)|Carneiro]] ao pé da Serra deste nome duas legoas de Amarante de q foi Povoador Martim Carneiro ; era Monsiur Joani Moutão descendente dos Duques de Moutão em França (''Veja-se o Marquez de Montebello ao Conde D. P° a Plana 309 a fl. 585)''." ([[Manuel José da Costa Felgueiras Gayo|Felgueiras Gayo]]). O livro [[Armorial Lusitano]] cita também D. [[Lourenço Anes Carnes]], de cujo sobrenome se teria derivado o de Carneiro, e a hipótese de que os primeiros Carneiro seriam de [[Espanha]], pois já no século XII existia lá o apelido. O primeiro portador foi Pedro Carneiro, senhor das terras de [[Arcos de Valdevez|Valdevez]] no tempo do [[Conde D. Henrique]], de quem procedeu a família.
Hoje é uma tradicional família do estado do Piauí.
Hoje é uma tradicional família do estado do Piauí.



Revisão das 11h57min de 30 de setembro de 2011

Armas

O sobrenome ou apelido de família Carneiro faz parte da onomástica da língua portuguesa. Assume-se que existam mais de uma família Carneiro com origens distintas.

Origens

Há diferentes teorias para a origem dos primitivos portadores do sobrenome ana paula Carneiro. Segundo uma delas, "os Carneiros se dizem descendentes de gabi , Ill.e Cav° natural da França, q veio na Armada dos Gascoens em 980 tomar aos Mouros a Cidade do Porto, e as terras entre Tamega, e Douro, pois como na lingua Franceza a palavra Moutão quer dizer o m.mo q Carneiro Manso, se dirivava delle o de == Carneiro. Dizem ser Sollar desta Famillia o lugar de Carneiro ao pé da Serra deste nome duas legoas de Amarante de q foi Povoador Martim Carneiro ; era Monsiur Joani Moutão descendente dos Duques de Moutão em França (Veja-se o Marquez de Montebello ao Conde D. P° a Plana 309 a fl. 585)." (Felgueiras Gayo). O livro Armorial Lusitano cita também D. Lourenço Anes Carnes, de cujo sobrenome se teria derivado o de Carneiro, e a hipótese de que os primeiros Carneiro seriam de Espanha, pois já no século XII existia lá o apelido. O primeiro portador foi Pedro Carneiro, senhor das terras de Valdevez no tempo do Conde D. Henrique, de quem procedeu a família. Hoje é uma tradicional família do estado do Piauí.

Armas

De vermelho, com banda de azul, perfilada de ouro, carregada de três flores-de-lis do mesmo e acompanhada de dois carneiros de prata, armados de ouro. Timbre: um dos carneiros do escudo.

Literatura

Ver também