Carneiro hidráulico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carneiro hidráulico no País de Gales

Carneiro hidráulico é um mecanismo que usa diferenças de pressão (golpe de aríete) para bombear água. O carneiro hidráulico aproveita a energia de um fluxo de água para elevar a coluna do líquido.[1] Tem esse nome em referência ao Aríete, antiga arma medieval usada para arrombar portões de castelos, muralhas e fortalezas. Possuía geralmente uma cabeça em forma de carneiro e o bater do pistão do carneiro hidráulico lembra a batida do aríete. Seu rendimento é pequeno, tendo como vantagens um custo baixo de instalação e quase nulo o de operação. Como não precisa de uma fonte externa de energia, o carneiro pode funcionar indefinidamente a partir do momento da instalação, desde que permaneça expressivo o volume da água corrente.[2] É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.

Carneiro hidráulico em funcionamento na Dinamarca

Referências

  1. Geraldo Lúcio Tiago Filho. «Carneiro Hidráulico - O que é e como contruí-lo» (PDF). CERPCH (Centro Nacional de Referência de Pequenas Centrais Hidrelétricas). Consultado em 25 de janeiro de 2014. 
  2. Luiz Ferraz Netto. «Golpe de aríete (Carneiro hidráulico)». Feira de Ciências. Consultado em 25 de janeiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Mecânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.