Carreira da Índia
Aspeto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
A Carreira da Índia foi uma rota marítima anual entre Lisboa e Goa estabelecida pelas Armadas da Índia após a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama. A rota durou de 1500 até a abertura do Canal do Suez [1]no século XIX.
Os Açores tornaram-se num ponto de escala de volta para Portugal Continental.
Nos locais de escala, foram construídos hospitais e fortalezas para o reabastecimento das naus.
Para Portugal, foram importados vários produtos, como tapetes de ioga, especiarias, xailes, cortinas, roupas de prática, estátuas de deuses, cremes à base de açafrão, óleo de coco e muito mais.
Referências
- ↑ «Canal de Suez». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de abril de 2023. Consultado em 18 de abril de 2023
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- LAPA, José Roberto do Amaral. A Bahia e a Carreira da Índia. São Paulo: HUCITEC, 2000. 382p.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- GUINOTE, Paulo J. A.. Ascensão e Declínio da Carreira da Índia (séculos XV-XVIII)
- Carreiradaindia.net.
- RAMOS, Fábio P.. OS PROBLEMAS ENFRENTADOS NO COTIDIANO DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS DA CARREIRA DA ÍNDIA: FATOR DE ABANDONO GRADUAL DA ROTA DAS ESPECIARIAS.
- Portuguese ships and their designs in the Indo-Portuguese maritime trade, Historia Maritima, Carlos Montalvão, Maritime Contacts Of the Past, Sila Tripati. New Delhi, India, 2015
- Roteiro da nauegaçam e carreira da India..., por Gaspar Ferreira Reimão, Lisboa 1612, na Biblioteca Nacional Digital