Casa de Bocage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de Bocage
Tipo Museu de Personalidade
Inauguração 2005 (16 anos)
Diretor Câmara Municipal de Setúbal
Website https://visitsetubal.com/um-mundo/cultura/casabocage/
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Setúbal
Localidade Rua Edmond Bartissol 12

A Casa de Bocage é uma casa-museu dedicada ao poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage. Situa-se em Setúbal, na Rua Edmond Bartissol 12 (antiga Rua de S. Domingos), na casa onde nasceu o poeta português, em 1765.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1864 foi aberta uma subscrição para a colocação de uma lápide, o que se realizou em 10 de Abril do mesmo ano. A lápide dessa altura tinha a seguinte descrição:

Nesta casa nasceu o insigne poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage a 15 de Setembro de 1765. Alguns dos seus conterraneos mandaram fazer esta memoria no anno de 1864.

Em 1888, foi comprada pelo Visconde Edmond Bartissol, e foi por este senhor oferecida à Câmara de Setúbal. Foi então colocada uma lápide com a seguinte inscrição:

Esta casa onde nasceu o insigne poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage a 15 de setembro de 1765, foi adquirida pelo Visconde de Bartissol. E por ele doada ao município no ano de 1888.

Actualmente possui uma biblioteca especializada relacionada com a vida e obra do poeta. O seu espaço é utilizado como galeria para exposições temporárias, albergando igualmente o Arquivo Municipal de Fotografia Américo Ribeiro.[1][2] [3]

Referências

  1. a b PORTELA, Manuel Maria. Noticia dos monumentos nacionais e edificios e lugares notáveis do concelho de Setúbal. Lisboa : Mattos Moreira & Cardosos, 1882.
  2. a b Casa de Bocage, na página da Direção-Geral do Património Cultural.
  3. a b Casa Bocage na página da Câmara Municipal de Setúbal.