Casa de Selores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Casa de Selores é uma residência classificada como imóvel de interesse público em 1977, localizada na vila portuguesa de Carrazeda de Ansiães, no Distrito de Bragança.

História[editar | editar código-fonte]

Antiga residência da família Morais, a Casa de Selores é formada por três corpos, de épocas distintas, remontando os dois mais antigos ao século XVII, e o central, ao século XVIII, numa linguagem arquitectónica que denota a transição do estilo maneirista para o barroco e o Rococó do século XVIII.[1]

A casa segue o modelo das casas compridas, com planta regular, fachadas simétricas e equilibradas, entrada principal ao centro, e a capela numa das extremidades. A capela foi construída por iniciativa do Bispo do Porto, Frei Gonçalo de Morais (1602-1617), e destinava-se aos seus pais e ao seu irmão António de Morais, cuja sepultura se encontra no interior do templo. A capela apresenta o brasão dos Morais, com uma cruz e as seis borlas alusivas à sua dignidade episcopal. No extremo oposto, o corpo da casa se destaca pela varanda alpendrada suportada por colunas salomónicas e alguns elementos da transição para o barroco. O outro brasão tem as armas das famílias Morais, Mesquita, Vieira e Azevedo.

Referências

  1. «DGPC | Pesquisa Geral». www.patrimoniocultural.gov.pt. Consultado em 3 de agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]