Casais Robustos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Casais Robustos
Capela de Nossa Senhora da Guia
Capela de Nossa Senhora da Guia
Bandeira oficial de Casais Robustos
Brasão oficial de Casais Robustos
Bandeira Brasão
Localização de Casais Robustos
Localização de Casais Robustos
País Portugal Portugal,
Gentílico Robustenses
Fundação ?
Concelho Alcanena
Área  
  Total ? km²
Altitude 225-270 m
População  
  Cidade 280

Casais Robustos, Portugal, é uma aldeia do distrito de Santarém localizada numa encosta da Serra de Aire, pertencente à freguesia de Moitas Venda, Município de Alcanena. Tem uma população de 280 habitantes (Censos 2001) e é parte integrante do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

História[editar | editar código-fonte]

Sobre a história de Casais Robustos pouco há escrito, mas de geração em geração, as conversas entre as pessoas mais idosas, datam a origem desta terra de há cerca de quatrocentos anos.

Havia por essa altura, em Minde, um homem muito alto e forte, que constantemente armava confusão com a vizinhança. Cansados desta situação, juntaram-se e expulsaram-no de lá.

O homem não foi para muito longe, fixando-se a cerca de 1 km, num local na altura deserto. Construiu uma casa de pedra, juntou-se com uma mulher natural de Vale da Serra e constituiu família. Esta foi crescendo e construindo casas do mesmo estilo, mas muito separadas umas das outras, vivendo em cada uma um casal, o que levou os habitantes das outras localidades a chamar àquele lugar os “Casais”.

Como os habitantes dos “Casais” eram gentes fortes, destemidas e valentes, descendentes de um homem muito robusto, aquele lugar passou a ser conhecido como “Casais dos Robustos”, e, mais tarde, “Casais Robustos”, nome que ainda hoje tem e ao qual faz jus!

Mapa da região.

Demografia[editar | editar código-fonte]

População Total 0-14 15-24 25-64 +65 Homens Mulheres
280 45 41 139 55 137 143

Colectividades[editar | editar código-fonte]

A primeira colectividade, a União Recreativa Robustense, tinha sede própria na Rua Principal e o futebol era a sua principal actividade. O "CLUBE" equipava de camisola branca e calções pretos. Em seguida, foi fundado o Centro SócioCultural e Recreativo de Casais Robustos, conhecido pelo "SALÃO", sedeado no Salão Polivalente de Casais Robustos. Esta associação sempre teve uma vertente mais cultural e recreativa, tendo nascido no seio dela a Tuna Infantil de Casais Robustos em 1988, à qual seria dado posteriormente o nome Robustuna Afonsina, quando a ela se juntaram pessoas de outra idades. Entretanto optou-se pela fusão das duas colectividades numa só,que verdadeiramente representasse Casais Robustos em todas as áreas, com cariz desportivo, recreativo e cultural[carece de fontes?].

Referências[editar | editar código-fonte]

  • INE, Censos 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.