Casarão da Família Pittol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casarão da Família Pittol
Apresentação
Tipo
Fundação
Estatuto patrimonial
local de interesse histórico e/ou cultural em Santa Leopoldina (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Casarão da Família Pittol está localizado na área rural do município de Santa Leopoldina, no Espírito Santo. É um sobrado inacabado, cuja construção iniciou em 1897[1].

A construção do casarão começou em 1897 e foi um empreendimento do Senhor Eugênio Pittol. A localização foi escolhida por possuir uma nascente de água nas proximidades e por se tratar de terreno próximo à sede do município de Santa Leopoldina: duas horas a pé. A moradia serviria para a família do Senhor Eugênio Pittol e de sua esposa, a Senhora Tereza Demoner Pittol, ambos naturais da Itália.

O casarão é um testemunho de diferentes técnicas construtivas. À época do início da construção, não havia certos materiais disponíveis no mercado brasileiro, então as telhas francesas, por exemplo, foram encomendadas da Europa. Além disso, o cimento que é tão utilizado atualmente ainda não existia. À época, usava-se óleo de baleia para formar a mistura de materiais que servia para assentar os tijolos[1].

A construção se estende por tantos anos que em partes mais novas da edificação já foi utilizado o cimento[1].

Referências

  1. a b c «casarão da família Pittol :: Patrimonio-historico-cultural-de-santa-leopoldina». web.archive.org. 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022 

Ver também[editar | editar código-fonte]