Cascata do Penedo Furado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Cascata do Penedo Furado
Cascata do Penedo Furado em Vila de Rei
Localização
País  Portugal
Local Vila de Rei

A Cascata do Penedo Furado é uma queda de água (cascata) de origem fluvial que se localiza no aldeia de Milreu, Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, em Portugal.

Esta cascata é de origem fluvial, e trata-se de uma área plana de rio dotada de praia fluvial que termina de forma mais ou menos abrupta nesta cascata. As suas águas terminam novamente num trecho calmo do rio que dá origem a uma piscina natural envolta em exuberante vegetação.

O incêndio que deflagrou na zona centro de Portugal a 14 de Agosto de 2017, em torno de Vila de Rei (sede do concelho) destruiu a beleza deste local bem como o seu espaço de lazer da praia fluvial.

A área verde completada por magnificas cascatas ficou totalmente destruída pelas chamas.[1]

No entanto, notícias mais actuais indicam para um renascer das cinzas rápido e intensivo. Segundo uma rádio local, o espaço já foi intervencionado tendo a natureza envolvente à Praia Fluvial do Penedo Furado tido sido recentemente alvo de trabalhos de melhoramento e beneficiação.

«Este é um dos “ex-libris” do concelho e Ricardo Aires, presidente da câmara realça que este espaço recebe “milhares de visitantes todos os anos. Neste momento, a praia encontra-se em pleno funcionamento, com todas as suas valências à disposição – bar de apoio, balneários, nadador-salvador – e o Município encontra-se a encetar esforços para que, com a maior brevidade possível, todo o espaço volte a apresentar a beleza natural que tanto o caracteriza”.»[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Redação. «Fogo atinge zona turística do Penedo Furado». Rede Regional 
  2. «VILA DE REI - Penedo Furado intervencionada após o incêndio». Rádio Condestável. Consultado em 7 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.