Cataratas de Kaieteur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cataratas de Kaieteur
Kaieteur Falls
As cataratas na estação chuvosa
Características
Altura 226 m
Localização
Rio Rio Potaro
País Guiana
Coordenadas 5° 10' 41,2" N 59° 28' 56,2" O

As cataratas de Kaieteur (Kaieteur Falls, em inglês) é uma grande e famosa queda-d'água do rio Potaro, na região central da Guiana. Localiza-se no Parque Nacional de Kaieteur, uma região do escudo das Guianas que é também reivindicada pela Venezuela, que a denomina “Guiana Essequiba”.

Kaieteur é cinco vezes mais alta que a mais conhecida catarata do mundo, Niágara, localizada na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, e duas vezes mais alta que as cataratas Vitória, situadas na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, na África. Tem 226 metros quando medida desde sua queda até a primeira arrebentação em um penhasco de arenito, a partir do qual flui em uma série de cascatas que, se incluídas na medição, dão o total de 251 metros.

Uma das lendas contadas sobre a origem da palavra Kaieteur relata que o nome foi dado em homenagem a Kaie, um líder da tribo Patamona, que vivia acima do rio Potaro. Ele, para salvar seu povo sob ataque de uma tribo caraíba inimiga, sacrificou-se ao grande espírito Makonaima ao atirar-se das quedas d'água (teur, na língua indígena local).[1] [2]

O World Waterfalls Database, que o mais conhecido site sobre o assunto, classificou Kaieteur como a décima-sexta queda-d'água mais impressionante do mundo.[3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Adm. do site (2009). «Facts on Keieteur» (PDF). Guyana Tourism News. Consultado em 28 de janeiro de 2014. 
  2. Rahul Bhattacharya (2011). The Sly Company of People Who Care Pan Macmillan [S.l.] p. 288. ISBN: 9781447203780. 
  3. Adm. do site (2007). «Kaieteur Falls». World Waterfalls Database. Consultado em 27 de janeiro de 2014. 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.