Catarina de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Catarina de Iorque (14 de Agosto de 147915 de novembro de 1527 (48 anos)) foi a nona criança e sexta filha do rei Eduardo IV de Inglaterra e sua consorte Isabel Woodville.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascida em Eltham, Londres. Seu pai logo passou a procurar um marido para sua filha mais nova. Em 28 de agosto de 1479, sua filha Catarina estava prometida como noiva de João, príncipe das Astúrias, filho mais velho dos Reis Católicos, cujo contrato ainda estava ocorrendo quando seu pai morreu em 9 de abril de 1483, sendo nunca concluído.

Seu cunhado, Henrique VII de Inglaterra, esposo de sua irmã Isabel de Iorque, tentou obter com Jaime III da Escócia um contrato de casamento para ela e conseguiu em novembro de 1487, que Catarina, uma criança de oito anos, se casasse, com Jaime Stuart, duque de Ross, segundo filho do rei escocês. O acordo também abrangia que a viúva de Eduardo IV, mãe de Catarina, se casasse com Jaime III e que uma de suas irmãs seria esposa e rainha do futuro rei Jaime IV de Escócia. Jaime III morreu e seu filho nunca cumpriu este acordo.

Família[editar | editar código-fonte]

Casou-se em 1495, com Sir Guilherme de Courtenay, recém criado conde de Devon em 1511, sendo mãe de três filhos:

Depois da morte do marido, virou freira aos 31 anos e foi a última dos filhos de Eduardo IV a morrer, em 15 de novembro de 1527.