Categoria:Astronautas do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Astronautas Brasileiros

Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial. Há doze anos, ele decolou a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8 rumo à Estação Espacial Internacional, retornando à Terra no dia 09 de abril de 2006. Tendo realizado o sonho de quase todas as crianças do mundo, Marcos Pontes se destaca como o primeiro astronauta profissional do Hemisfério Sul do Planeta, formado pela NASA, a viajar pelo espaço com a bandeira de seu país. Após a sua volta, o cosmonauta tem se dedicado a participar de diversos eventos no Brasil e no mundo contribuindo para o ensino das ciências e colaborando na luta pela educação de qualidade entre as crianças e jovens de escolas públicas e privadas brasileiras. Levou com ele e sua equipe oito experimentos: dois tecnológicos (para desenvolvimento de produtos), quatro científicos (para desenvolvimento de conhecimento) e dois educacionais (para desenvolvimento de futuro).

Em 18 de outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont.A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.

O segundo brasileiro a ser enviado ao espaço ainda estava cursando a faculdade. Aos 21 anos, Pedro Henrique Dória Nehme estudava engenharia eletrônica na Universidade de Brasília (UNB). Ele foi o ganhador de uma promoção mundial realizada pela companhia aérea holandesa KLM, que o levou a bordo de uma viagem suborbital que atingiu uma altitude de 100 quilômetros (longe o suficiente da superfície terrestre para ser considerado espaço e para o tripulante ser um astronauta). Atualmente Pedro Henrique já terminou a faculdade e tem 26 anos de idade.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Astronautas do Brasil

Páginas na categoria "Astronautas do Brasil"

Esta categoria contém as seguintes 2 páginas (de um total de 2).