Centro Ciência Viva do Porto Moniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.


Centro Ciência Viva do Porto Moniz
Tipo Museu de ciência
Inauguração 4 de setembro de 2004 (13 anos)
Website www.portomoniz.cienciaviva.pt
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Porto Moniz

O Centro Ciência Viva do Porto Moniz localiza-se no Porto Moniz, na ilha da Madeira. O Centro Ciência Viva do Porto Moniz é um novo espaço criado pela Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, através da Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, S.A., destinado a acolher exposições e outras acções de divulgação científica.

Este Centro faz parte da rede de Centros de Ciência Viva criada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e constitui um amplo espaço, onde visitantes de todas as idades poderão embarcar numa experiência única de lazer aliado à ciência e ao conhecimento.

Constitui-se num espaço interativo,[1] integrante da rede de Centros Ciência Viva,[2] com foco na Laurissilva, um tipo de floresta com idade estimada em 20 milhões de anos, ou seja, do Período Terciário. Na Madeira essa formação ocupa cerca de 20% da superfície da ilha, sendo um dos locais do mundo com maior índice de diversidade de plantas por quilómetro quadrado. Por ser o maior e mais bem conservado núcleo desse tipo de floresta, encontra-se classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. O centro auxilia a conhecê-la e a compreender a sua importância.

O edifício[editar | editar código-fonte]

O centro compreende o espaço de exposições, um auditório com capacidade para 120 pessoas e o "Espaço Art'Ciência", que visa divulgar o trabalho de artistas locais. No exterior o visitante pode encontrar um jardim de plantas aromáticas.

Entre os módulos à disposição dos visitantes, destacam-se:

  • Voo Virtual Sobre a Laurissilva
  • Levada Interactiva
  • Proteção Ambiental - Reciclagem
  • Máquina do Tempo da Laurissilva

O centro conta ainda com um Ciberespaço[1] e um Espaço Escola, este último destinado ao atendimento às escolas da região.

Notas

  1. a b «Centro Ciência Viva do Porto Moniz». in: Descubraportugal.com. Descubraportugal.com.pt. Consultado em 10 de fevereiro de 2010. 
  2. «Centro de Ciência Viva do Porto Moniz». in: MadeiraNature. Madeiranature.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]