Centulo IV de Béarn
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
Centulo IV, chamado o Velho, foi visconde de Béarn de 1022 até sua morte, em 1058.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Com a morte de seu pai Gastão II, Centulo IV ainda era menor de idade, a regência foi estabelecida até 1022, data à qual ele acede de pleno direito ao título de visconde. Ele esforçou-se em manter boas relações com a igreja católica. Em 1022, ele fundou o mosteiro da abadia de Saint-Pé-de-Bigorre, na fronteira entre Béarn e Bigorre.
Ele aumentou o poder de Béarn, incorporando no seu território, o viscondado de Oloron vizinho aparentemente casando-se com Angela da Gasconha, viscondessa de Oloron, filha e herdeira do visconde Aner II Lupo da Gasconha, visconde de Oloron.
Parece que ele foi associou ao trono o seu filho, Gastão, que morreu aproximadamente em 1045. Ele lutou contra o viscondes vizinhos de Dax e de Soule, e matou, o visconde de Dax, Arnaud II, 1050.
Ele morreu em 1058, numa emboscada por tropas souletines. O seu neto Centulo V , sucedeu-o.
Descendência
[editar | editar código-fonte]Ele teve três filhos de Angela da Gasconha, viscondessa de Oloron:
- Gastão III, associado ao trono
- Raimundo Centulo
- Auriol Centulo, senhor de Clarac, Igon, Baudreix, Boeil , e Auga.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Tucoo-Chala, Pierre (1994). Quand l'Islam était aux portes des Pyrénées: De Gaston IV le Croisé à la croisade des Albigeois. [S.l.]: J & D éditions. ISBN 2-84127-022-X
Anexos
[editar | editar código-fonte]Artigo relacionado
[editar | editar código-fonte]Link externo
[editar | editar código-fonte](em castelhano) Bearn, Auñamendi Entziklopedia