Saltar para o conteúdo

Cerebelo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.230.37.144 ( modificação suspeita : -33), para a edição 22004044 de Xqbot
Linha 16: Linha 16:


== Anatomia ==
== Anatomia ==
O cerebelo é a maior massa do encéfalo que se encontra dorsal à ponte e à medula oblonga , formado com essas estruturas a cavidade do quarto ventrículo. Situa-se abaixo do tentório do cerebelo na fossa posterior do crânio, separado do cérebro por um folheto da dura-máter. Possui formato praticamente ovalado, porém constringido mediamente e achatado na porção inferior, tendo seu maior diâmetro no sentido latero-lateral. Sua superfície não é convoluta como a do cérebro, porém cruzada por numerosos sulcos, que variam de profundidade dependendo da localização. Seu peso médio no homem é de aproximadamente 150g. Em um adulto a proporção entre o cerebelo e o cérebro é de 1:8, em crianças é de 1:20.Consiste em dois hemisférios laterais unidos por uma parte média estreita, o vermis.
O cerebelo é a maior massa do encéfalo que se encontra dorsal à ponte e à medula oblonga , formado com essas estruturas a cavidade do quarto ventrículo. Situa-se abaixo do tentório do cerebelo na fossa posterior do crânio, separado do cérebro por um folheto da dura-máter. Possui formato praticamente ovalado, porém constringido mediamente e achatado na porção inferior, tendo seu maior diâmetro no sentido latero-lateral. Sua superfície não é convoluta como a do cérebro, porém cruzada por numerosos sulcos, que variam de profundidade dependendo da localização. Seu peso médio no homem é de aproximadamente 150g. sexosexo
sexo
sexo
sexo
sexo





Revisão das 19h58min de 23 de março de 2011

Cerebelo

Localização do Cerebelo (em roxo) no encéfalo
Detalhes
Vascularização Artéria cerebelar superior, artéria cerebelar inferior anterior, artéria cerebelar inferior posterior
Drenagem venosa Veias cerebelares superiores, veias cerebelares inferiores

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora, dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, etc. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelosos, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".

Anatomia

O cerebelo é a maior massa do encéfalo que se encontra dorsal à ponte e à medula oblonga , formado com essas estruturas a cavidade do quarto ventrículo. Situa-se abaixo do tentório do cerebelo na fossa posterior do crânio, separado do cérebro por um folheto da dura-máter. Possui formato praticamente ovalado, porém constringido mediamente e achatado na porção inferior, tendo seu maior diâmetro no sentido latero-lateral. Sua superfície não é convoluta como a do cérebro, porém cruzada por numerosos sulcos, que variam de profundidade dependendo da localização. Seu peso médio no homem é de aproximadamente 150g. sexosexo sexo sexo sexo sexo


Este órgão subdivide-se em três partes: 1- Lobo floculonodular ou vestibulocerebelo: está envolvido na manutenção do equilíbrio dado que as suas projeções aferentes provêm dos núcleos vestibulares; 2- Lobo anterior: consiste essencialmente na parte anterior do vermis e do córtex paravermiano. Tendo em conta que as suas projeções provêm dos músculos e tendões dos membros, este lobo está mais relacionado com a postura, tônus muscular e controle da coordenação dos membros inferiores, principalmente na marcha.; 3- Lobo posterior ou neocerebelo: composto pela parte média do vermis e pelas suas extensões laterais que formam em grande parte os hemisférios cerebelares. Este lobo está envolvido na coordenação dos movimentos finos iniciados pelo córtex cerebral. (Adams, R.;Victor, M.;Ropper,A. 1999)

Patologia

O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico, abaixo do cérebro.

Quando o cerebelo é lesado, os principais sintomas são:

  • Descoordenação dos movimentos (ataxia);
  • Perda do equilíbrio;
  • Diminuição do tônus da musculatura esquelética.
  • Dismetria: dificuldade para "calcular" o movimento. Pode-se testar pedindo ao paciente para que toque a ponta do nariz com dedo indicador.
  • Decomposição: os movimentos são decompostos, realizados em etapas por cada articulação.
  • Disdiadococinesia: dificuldade para realizar movimento rápida e alternadamente. Pode-se testar pedindo ao paciente que toque com o polegar os dedos indicador e médio.
  • Rechaço: ao se pedir ao paciente que flexione cotovelo contra resistência, ao retirar a mão, o braço do paciente tende a ir contra o tórax pela demora da ação da musculatura extensora.
  • Tremor: tremor que se acentua ao final do movimento(tremor intencional).

As lesões hemisféricas do cerebelo manifestam-se do mesmo lado afetado. Já a alesão do vérmis acarreta perda equilíbrio com alargamento da base de sustentação na posição bípede e marcha atáxica.

Imagens adicionais

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Bom interwiki

Predefinição:Link FA