Certidão de ônus reais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Certidão de Ônus Reais é um documento emitido pelo registros de imóveis e informa se há alguma restrição à fruição de propriedade de um imóvel. Tal certidão declara, por exemplo, se o imóvel está hipotecado ou penhorado.

A certidão de ônus reais é também conhecida como: certidão de RGI do imóvel, certidão atualizada da matrícula do imóvel, certidão de propriedade do imovel... entre outros nomes.

A certidão de ônus reais é o registro do imóvel no cartório de RGI competente, o qual através das anotações e transcrições em livro, descreverá todo histórico do imóvel desde o primeiro proprietário ao proprietário atual, além de suas respectivas ônus ou impedimentos, caso existam.  

Normalmente a certidão de ônus reais tem validade de até 30 dias após sua data de expedição. Esta certidão é muito importante, se você estiver pensando em fazer alguma transação imobiliária.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.