Certidão de ônus reais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

A Certidão de Ônus Reais é um documento emitido pelo registros de imóveis e informa se há alguma restrição à fruição de propriedade de um imóvel. Tal certidão declara, por exemplo, se o imóvel está hipotecado ou penhorado.

Também conhecida por outros nomes, como por exemplo: Certidão de Propriedade, Matrícula do Imóvel, Certidão de Inteiro Teor[1] ou Certidão de Registro.

Além da finalidade citada no início, esta certidão também serve para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel.

Nela constam informações como localização da propriedade, metragem, proprietários atuais, transmissões, escritura que a compra e venda teve origem, benfeitorias, averbações e demais informações que possam conter junto ao livro de registro do Cartório.

A Certidão de Ônus Reais contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc.

É a principal certidão a ser apresentada para a efetivação da transação imobiliária, pois é possível verificar quem é o proprietário e se há algum ônus ou gravame a exemplo de uma penhora ou hipoteca; pode ser Negativa (quando não há ônus) ou Positiva (quando há ônus). São solicitadas, por exemplo, pelos bancos para realizarem contratos de financiamento e pelos Tabelionatos de notas para elaborar e celebrar escrituras.

Referências

  1. Bens, Certidões Online, Ônus Reais RJ, Despachante imobiliário, Busca de. «Certidao Inteiro Teor do Imóvel». Certidão Expressa. Consultado em 16 de fevereiro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.