Chaitanya Mahaprabhu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chaitanya Mahaprabhu
'
Nascimento 1486
Nabadwip
Morte 1534 (47–48 anos)
Puri
Cônjuge Vishnupriya
Ocupação Sannyasa,
Religião hinduísmo
Causa da morte afogamento, septicemia, mordedura de serpente, assassínio

Chaitanya Mahaprabhu ou Caitanya Mahaprabhu, (em Bengali চৈতন্য মহাপ্রভূ ) (Nabadwip, 1486 - Puri, 1534), apareceu na região da Bengala (Índia) do século XVI e é expoente da tradição Vedanta de Bhakti-Yoga.

É aceito como o propagador do mantra Hare Krishna como meio de elevação espiritual na linha de pensamento Vedanta de Acintya-Bheda-Abheda. Seus seguidores ou devotos são denominados “Gaudiya Vaishnavas” e o reverenciam como a encarnação (avatar) da Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna para a era de Kali Yuga, a era das desavenças. A aparição de Caitanya (o nome também é escrito desta maneira sem a letra 'h') é considerada a encarnação do Avatar Dourado, a personificação do Devoto Divino, aquele que manifesta a prática da Bhakti-Yoga, o Serviço Devocional ao servo do servo do servo de Deus.

O Senhor Chaitanya,[1] como é chamado pelos devotos, pregou que como seres espirituais somos unos em qualidade para com Deus, contudo diferentes quanto a quantidade. Isto é chamado acintya-bheda-abheda-tattva, ou seja igualdade e diferença simultâneas e inconcebíveis. Mas como ensinamento fundamental foi a prática do cantar dos Santos Nomes de Deus através do mantra: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare; aceito como o único caminho seguro para a elevação espiritual, para a autorrealização verdadeira.

Referências

  1. «O Senhor Chaitanya Mahaprabhu | PT». pt.krishna.com (em inglês). Consultado em 1 de março de 2018