Saltar para o conteúdo

Chernobil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
RedBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A modificar: hr:Černobil
Linha 99: Linha 99:
[[Ficheiro:Chernobyl grocery store 2009.jpg|thumb|250px|Um café-bar abandonado em Chernobyl.]]
[[Ficheiro:Chernobyl grocery store 2009.jpg|thumb|250px|Um café-bar abandonado em Chernobyl.]]
Uma espécie de "caixão" de [[betão]] (concreto), [[aço]] e [[chumbo]] foi construída sobre o reator que explodiu a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo.
Uma espécie de "caixão" de [[betão]] (concreto), [[aço]] e [[chumbo]] foi construída sobre o reator que explodiu a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo.
Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.
Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas. BRUNO MARTINIANO É 14 14


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 21h50min de 10 de outubro de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Chernobil (desambiguação).
Chernobyl
  Cidade-fantasma  
Localização
Características geográficas
População total (2010) 500 hab.
Foto de Chernobil tirada pela estação soviética Mir, contando com a indicação do acidente nuclear ocorrido em 1986.

Chernobil, Chernobyl ou Tchernobil[1] (em ucraniano Чорнобиль, transl. Tchornobil') é uma cidade-fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "Absinto".

Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.

Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl veio a ter problemas tecnicos e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.

Como ocorreu o acidente

Ver artigo principal: Acidente nuclear de Chernobil

No início da madrugada do dia 26, à 1 hora e 23 minutos, aproveitando um desligamento de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reator a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrons ser à base de grafite, o reator poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer.

As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo. Apenas cinco trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente. O acidente de Chernobyl teve quatrocentas vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroxima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

Medidas de descontaminação

Um café-bar abandonado em Chernobyl.

Uma espécie de "caixão" de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas. BRUNO MARTINIANO É 14 14

Referências

  • Pivovarev U. P. & Mikhalev V. P. Radiatsionnaja ekologija. Moscou: Academia, 2004.
  • Pripyat.com. Versii katastrofy ("Versões da Catástrofe"). 25 de julho de 2008. Acesso em 28 de novembro de 2008