Chumbinho (rodenticida)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Chumbinho, como é conhecido no Brasil, é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo[1]. O agrotóxico Aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados[2], a outra metade são organofosforados diversos. O Fluoroacetato de sódio também é vendido ilegalmente com esta mesma denominação, embora em Portugal seja conhecido pelo codinome composto 1080. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental[3]. Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.

Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado. Os estudos do hábito dos ratos demonstram que, comumente, é o mais velho o primeiro a se alimentar, e, logo que ele morre, os mais novos rejeitam o alimento, sendo então aconselhável os anticoagulantes registrados na Anvisa, que, apesar de provocarem uma morte mais lenta, permitem uma maior abrangência do veneno[4].

Em novembro de 2022 a ANVISA baniu o agrotóxico aldicarbe do mercado brasileiro.[5] A decisão foi adotada diante do alto número de acidentes provocados pelo produto.

Referências

  1. Campelo EL, Caldas ED. [Postmortem data related to drug and toxic substance use in the Federal District, Brazil, from 2006 to 2008]. Forensic Sci Int. 2010;200(1-3):136-40.Brasil.
  2. Lopes, Antônio Carlos (2006). Fundamento em Toxicologia Clinica. São Paulo: Atheneu. 158 páginas 
  3. Corrêa CL, Zambrone FAD, Cazarin kCC. Intoxicação por "chumbinho": um desafio para o diagnóstico clínico e para o tratamento. Rev Bras. de toxicologia. 2004;(17):71.
  4. «Chumbinho - Busca - Anvisa». portal.anvisa.gov.br. Consultado em 18 de novembro de 2017 
  5. «Agrotóxico 'chumbinho' é banido». Estadão. 7 de novembro de 2022. Consultado em 4 de janeiro de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.