Cimolodonta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cimolodonta
Intervalo temporal:
Cretáceo InferiorEoceno
125–35 Ma
Crânio de Meniscoessus
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Multituberculata
Subordem: Cimolodonta
Superfamílias

Cimolodonta é uma subordem extinta de mamíferos que surgiram durante o Cretáceo e extinguiram-se durante o Eoceno. Foram alguns dos membros mais importantes da ordem Multituberculata (extinta). Provavelmente apresentavam um modo de vida semelhante ao de um roedor, até que o seu nicho ecológico foi recoberto pelos vedadeiros roedores. O multituberculata mais basal encontra-se noutra subordem, "Plagiaulacida".

A Cimolodonta é aparentemente uma subordem natural (monofilética). Foram identificados vestígios no Hemisfério Norte. O taxon é reconhecido como o grupo informal Paracimexomys e superfamílias Djadochtatherioidea, Taeniolabidoidea e Ptilodontoidea. Por outro lado, acredita-se que possa ter afinidades incertas com as famílias Cimolomyidae, Boffiidae, Eucosmodontidae, Kogaionidae, Microcosmodontidae e os géneros Uzbekbaatar e Viridomys. Entretanto, é necessário mais descobertas e análises para uma melhor mais exacta classificação deste tipo.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Subordem †Cimolodonta McKenna, 1975

Referências

  1. Craig S. Scott, Daniel N. Spivak and Arthur R. Sweet (2013). «First mammals from the Paleocene Porcupine Hills Formation of southwestern Alberta, Canada». Canadian Journal of Earth Sciences. 50 (3): 355–378. doi:10.1139/e2012-044