Cine-Teatro São Luiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cine-Teatro São Luiz
Cine São Luiz (Fortaleza) - Vista frontal.jpg
Vista frontal do Cine São Luiz em fevereiro de 2017
Data da construção 1939
Estilo arquitetônico Art Déco
Cidade Fortaleza,  Ceará
Tombamento Decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991
Órgão Coordenadoria do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural, Governo do Estado do Ceará

O Cine-Teatro São Luiz, popularmente conhecido como Cine São Luiz ou Cinema São Luiz, é um cinema e teatro brasileiro, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. Tem capacidade para 1.070 pessoas.

Teve sua construção iniciada em 1939 pelo Grupo Severiano Ribeiro, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local, funcionava o Cine Politheama, também do grupo, e era vizinho à residência da família Severiano Ribeiro, que foi parcialmente destruida para abrigar passagem lateral do prédio, na Praça do Ferreira.

Em 1958, a edificação foi concluída e inaugurada. Sua primeira sessão foi em 26 de Março, com a exibição do filme Anastácia, a princesa esquecida, e a renda foi revertida em benefício da Campanha de Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e do Asilo do Bom Pastor. Estiveram presentes à solenidade as autoridades locais e o Senhor Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do Cinema São Luiz. A programação ainda se estendeu por um mês, tendo projeção de filmes diariamente.

O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes lustres de cristal importados da Tchecoslováquia. Tem Tombo Estadual segundo a Lei nº 9.109, de 30 de julho de 1968, através do decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991. A edificação passou por algumas modificações para acompanhar as inovações tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno, climatização e adaptação a portadores de necessidades especiais.

Em 1995, o São Luiz passou a ser o principal espaço de apresentação do Cine Ceará. É também espaço para outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza.

Até 2013 estava arrendado à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), como Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro. O espaço acabou sofrendo com a proliferação das modernas salas de projeção dos shopping centers. Desde Outubro de 2005, no entanto, o Centro Cultural é, também, palco de Festival de Jazz e Blues e de shows, além das típicas exibições de filmes.

Em 2014, foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, que comprou o cinema, o qual passou a abrigar, ainda, um escritório da Secretaria de Cultura do Ceará[1]. Nos dias 22 e 23 de Dezembro de 2014, data da reinauguração, foram realizadas duas sessões especiais do do primeiro filme exibido em sua história, Anastacia, além de apresentações de artistas líricos cantando temas natalinos e da Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno.[2] Hoje, o Equipamento faz parte do circuito cultural da cidade funcionando como cine-teatro, sua função original, e abrigará diversos projetos cinematográficos, teatrais e musicais. Durante o mês de julho de 2017, o cine-teatro proporcionou o evento "Férias no São Luiz", uma programação com sessões de diversos filmes de sucesso, com Beauty and the Beast, Titanic e Ghost.[3][4]

Referências

  1. «Arquitetura do Cine São Luiz - + Design». blogs.diariodonordeste.com.br. Consultado em 23 de abril de 2017 
  2. «Governo do Estado entrega à população o novo Cine-Teatro São Luiz». Governo do Estado do Ceará. 23 de dezembro de 2014. Consultado em 4 de janeiro de 2015 
  3. «Cineteatro São Luiz terá maratona de filmes gratuitos em julho». O Povo Online. 8 de junho de 2017. Consultado em 22 de julho de 2017 
  4. «Programação Cineteatro São Luiz - Julho 2017». SECULTFOR-CE. 4 de julho de 2017. Consultado em 22 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cine-Teatro São Luiz