Cine Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema é um festival de cinema que surgiu como "Festival Vídeo Mostra Fortaleza" no ano de 1991 organizado pelos cearenses Eusélio Oliveira e Francis Vale. Acontece anualmente em Fortaleza e desde o ano 2006 sua mostra competitiva internacional abre espaço para filmes do universo iberoamericano Brasil, América Latina, Espanha e Portugal, além disso conta com uma mostra competitiva de curtas-metragens nacionais e um conjunto de mostras e eventos paralelos envolvendo cinema, dirigidos aos mais variados públicos. Acontecem também encontros de realizadores e produtores, palestras, seminários internacionais, lançamentos de publicações e filmes, entre outras muitas atividades. O acesso ao evento é gratuito, o credenciamento é feito em troca de alimentos

O festival premia, com o Troféu Mucuripe, as diversas categorias da Mostra Competitiva Iberoamericana de longas-metragens: melhor filme iberoamericano — que recebe também 20 mil reais (valor de 2021)[1] —, melhor direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz. Na Mostra Brasileira de Curtas-metragens recebem o Troféu Mucuripe o melhor curta, melhor direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz.

O nome de outro troféu que outorga Cine Ceará a personalidades do cinema e a cultura, o troféu Eusélio Oliveira, é uma homenagem ao grande entusiasta do cinema, fundador da hoje Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará, instituição que ministra cursos de cinema, vídeo e fotografia, e acolhe o Núcleo de Cinema de Animação, o NUCA. A Casa Amarela conta também com o Cine Benjamim Abrahão, uma das sedes do Cine Ceará, e que oferece uma programação diferenciada, tendo como foco principal o público universitário.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.