Cisnes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Cisne (desambiguação).

Cisnes, é uma comuna do Chile, localizada a noroeste da Região de Aisén, na Província de Aisén. Sua capital é a cidade de Puerto Cisnes.

Cisnes
População 5.739 habitantes
Área 16.093 km²
Densidade 0,36 hab/km²
Fundação 28 de janeiro de 1928
Região Aisén
Província Aisén
Mapa
Comuna de Cisnes.svg

A comuna limita-se: a norte com Quellón e Guaitecas; a oeste com o Oceano Pacífico; a leste com Coihaique e Lago Verde; e a sul com Aisén.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A comuna localiza-se na porção noroeste da região, um território que inclui grande quantidade de ilhas, fiordes e canais, montanhas andinas, etc. Entre as ilhas a maior é a Ilha Magdalena, localizada em frente a Puerto Cisnes. A comuna é atravessada pelo Canal Moraleda. Destaca-se também a bacia do Rio Palena que caracteriza a região da localidade de La Junta (a localidade de Encuentro), a localidade de Puyuhuapi na margem do Canal Puyuhuapi e o Parque Nacional Queulat. É notório o Cerro Melimoyu, (2.400 m), próximo a Raul Marín Balmaceda, vila de pescadores da costa norte da comuna.


Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Cisnes" provêm do nome da principal localidade, Puerto Cisnes, que se localiza na foz do rio homónimo: rio que foi nomeado pelo almirante chileno Enrique Simpson Baeza devido à grande quantidade de cisnes encontrados nas suas margens.[1][2][3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cisnes