Saltar para o conteúdo

Clésio Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Clésio de Souza Ferreira)
Clésio Ferreira
Clésio Ferreira
Nascimento 24 de outubro de 1944
Teresina
Morte 6 de julho de 2010
Cidadania Brasil
Ocupação compositor

Clésio de Sousa Ferreira (Amarante[nota 1], 24 de outubro de 1944 - Brasília, 6 de julho de 2010) foi um compositor, cantor e professor brasileiro de origem piauiense radicado em Brasília.[1]

Segundo filho de Alice e Matias Ferreira, mudou-se para Brasília com 20 anos, em 1964, para morar com o irmão mais velho, Climério Ferreira. Em 1965, o restante da família veio para a capital do país. Formou-se no curso de Letras Português da Universidade de Brasília (UnB) no início da década de 1970. Começou a dar aulas de matérias relacionadas à língua portuguesa. Na mesma década, começou a compor e participar de festivais de música.

Também no início dos anos 70, Clésio começou a fazer músicas com os irmãos Climério Ferreira e Clodo Ferreira.[2] Em 1976, participaram do programa Mambembe, a vez dos novos, da TV Bandeirantes, produzido por Walter Silva. Os irmãos Ferreira apresentaram juntos seus trabalhos individuais. Clodo conta que o produtor do programa entendeu que formavam um trio. Até hoje, Clodo e Climério afirmam que não eram um trio, eles "tocavam juntos”. Em 1976, o cantor cearense Ednardo convidou os irmãos Clodo, Climério e Clésio para gravar um disco. Desse convite nasceu São Piauí.[3]

Ficou conhecido nacionalmente por causa da música Revelação, primeiro sucesso radiofônico de Raimundo Fagner (incluida no álbum Eu Canto - Quem Viver Chorará).[1] Compôs a melodia para o poema Memória, de Carlos Drummond de Andrade.


Notas e referências

Notas

  1. A localidade de Angical do Piauí, onde algumas fontes afirmam ter nascido o biografado, era na época subordinada ao município de Amarante, na condição de distrito, e só se emanciparia uma década depois.

Referências

  1. a b Jornal de Brasília, Morre Clésio Ferreira, do trio Clodo, Climério e Clésio[ligação inativa], acesso em 10 de julho de 2010.
  2. Campus Online Adeus, Clésio Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine., acesso em 03 de agosto de 2010.
  3. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Clodo Ferreira, acesso em 10 de julho de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.