Classe São Gabriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Classe de navio A Classe São Gabriel foi uma classe de cruzadores ao serviço da Marinha Portuguesa. Os dois navios da classe, o São Gabriel e o São Rafael, eram conhecidos por os Anjos.

Os navios foram encomendados aos estaleiros franceses de Le Havre no âmbito do programa de reequipamento da Marinha Portuguesa, da transição do século XIX para o século XX. Os navios eram do tipo cruzador protegido de 3ª classe. Foram os primeiros navios portugueses a terem instalado um sistema de comunicações TSF.

Entre os anos de 1909 e 1910, o São Gabriel tornou-se o primeiro navio moderno português a efetuar uma viagem de circum-navegação. Uma das escalas dessa circum-navegação são as ilhas do Havaí, onde a tripulação tem uma magnífica recepção por parte da grande comunidade Portuguesa aí residente.

O São Rafael é parte ativa no golpe militar de 4 e 5 de outubro de 1910 que implantou o regime republicano em Portugal, derrubando a Monarquia Constitucional. Durante o golpe, o São Rafael bombardeia o Terreiro do Paço e o Palácio das Necessidades onde se encontrava o Rei D. Manuel II.

O São Rafael foi perdido por acidente, depois de encalhar na foz do rio Ave, em 21 de outubro de 1911. O São Gabriel manteve-se em serviço até 1924.

Navios

Nome Estaleiro Comissão Estado
São Gabriel Augustin Normand 1898-1924 Abatido ao serviço
São Rafael Augustin Normand 1898-1911 Afundado por acidente

Referências