Clivo da Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Clivo da Vitória está à esquerda, em preto, bem ao lado do Vico Tuscolano.

Clivo da Vitória ou Aclive da Vitória (em latim: Clivus Victoriae) era uma rua da Roma Antiga que partia do Velabro em direção ao Palatino, ladeando primeiro sua encosta ocidental e depois a setentrional até terminar no Clivo Palatino. São raros os vestígios da pavimentação original. O seu nome é uma referência ao Templo da Vitória, que ficava nesta rua[1].

Trajeto[editar | editar código-fonte]

O Clivo da Vitória começava provavelmente perto da chamada Porta Romana, na chamada Roma quadrata (o pomério original romano), um pouco mais ao sul da igreja de San Teodoro al Palatino[1]. Com uma inclinação relativamente constante, a rua ladeava a lateral ocidental do Palatino até seu vértice setentrional, já entrando no Fórum Romano, onde fazia uma curva brusca para o leste[1]. Este trecho foi depois enterrado pelas fundações do Palácio de Tibério durante as expansões realizadas por Domiciano e Adriano (séculos I e II)[1]. Dali, a rua se juntava ao Clivo Palatino, que ligava a Via Sacra ao cume do Palatino, bem na frente do Palácio Flávio[2].

Em todo o trajeto se conservou a pavimentação antiga em basalto[1]. Uma provável referência a uma reforma da pavimentação desta rua durante o período sulano é testemunhada por uma inscrição recuperada no Fórum Romano[3][1].

Referências

  1. a b c d e f Samuel Ball Platner (completato e rivisto da Thomas Ashby), A Topographical Dictionary of Ancient Rome, Oxford University Press, Londra, 1929, pag. 126.
  2. Clivo della Vittoria - Archeoroma.com
  3. CIL I, 809

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Samuel Ball Platner (completato e rivisto da Thomas Ashby), A Topographical Dictionary of Ancient Rome, Oxford University Press, Londra, 1929, pag. 126.