Codorna-do-himalaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCodorniz-do-himalaia
Ophrysia superciliosa hm.jpg
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Ophrysia
Espécie: O. superciliosa
Nome binomial
Ophrysia superciliosa
(J. E. Gray, 1846)

Codorniz-do-himalaia (Ophrysia superciliosa)[1] é uma codorniz de tamanho médio extremamente rara e presumivelmente extinta.

Esta espécie é conhecida com certeza apenas de duas localidades nos Himalaias ocidentais, em Utaracanda, no noroeste da Índia. O último registo verificável é de 1876, apesar de numerosas buscas. No entanto, a sua sobrevivência não pode ser descartada, uma vez que pode ser uma espécie difícil de detectar. Os relatos não confirmados mais recentes, provêm de possíveis avistamentos na área de Nainital em 2003.

Possuí uma cauda longa, mas as suas asas são curtas bem como o seu voo, alimentando-se de sementes. Os registos da ave estão entre 1650 e 2400m. Tem uma plumagem macia.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • BirdLife International (2004). Ophrysia superciliosa (em inglês). IUCN 2006. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2006 . Página visitada em 11 Maio 2006. Entrada na Base de dados do IUCN e que inclui um mapa de distribuição possível da espécie e uma justificação sobre a razão da ave ser considerada em estado crítico actualmente)
  • Ripley, S. D. (1952): Vanishing and extinct bird species of India. J. Bombay Nat. Hist. Soc. 50: 902–904.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 314. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022