Conde de Viana do Alentejo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura os Condes de Viana (moderno), veja Conde de Viana.
Disambig grey.svg Nota: Se procura os Condes de Viana (da Foz do Lima), veja Conde de Viana (da Foz do Lima).
Armas de D. João Afonso Telo de Meneses, 1.º Conde de Viana (do Alentejo).
Armas do 2.º, 3.º e 4.º Condes de Viana (do Alentejo).

Conde de Viana (do Alentejo) foi um título nobiliárquico atribuído a D. João Afonso Telo de Meneses, primo direito da rainha Leonor Teles de Meneses, por carta de D. Fernando I datada de 19 de Março de 1373.

D. João Afonso Teles de Meneses pertencia a uma das mais poderosas famílias da nobreza portuguesa e, apesar do seu apoio ao partido de D. Beatriz de Portugal e do Rei João I de Castela durante a Crise de 1383-1385, o condado de Viana (do Alentejo) foi mantido na sua linhagem já depois da sua morte, passando a seu filho, D. Pedro de Menezes.

Fernão Lopes, no capítulo XXI da segunda parte da Crónica de el-rei D. João I, conta-nos a inglória morte do primeiro Conde de Viana, D. João Afonso, em Penela: «porque tendo-a o Conde de Viana, quando el Rei dom Fernando morreu, tomou logo voz por Castela e recebendo soldo de el Rei quando veio cercar Lisboa; e tendo-a assim por ele, saiu fora do lugar para tomar mantimentos contra vontade de seus donos, como os seus haviam em costume, e levando consigo uns quarenta de cavalo, sem outros peões nem besteiros, juntaram-se contra ele os das aldeias e comarca de arredor para lhos defender, todos pé terra. E embrulhando-se eles com eles, arremessaram-lhe o cavalo e caiu com ele em terra; e foi um vilão rijamente, que chamavam de alcunha Cazpirre, e cortou-lhe a cabeça e assim morreu; e os seus como o viram morto fugiram todos e os da vila tomaram voz por Portugal e assim a tinham então.»

Lista dos Condes de Viana (do Alentejo)[editar | editar código-fonte]

  1. D. João Afonso Telo de Meneses, (c. 1330-1384)
  2. D. Pedro de Meneses (c.1370-1437), filho do anterior, foi também 1.º Conde de Vila Real
  3. D. Duarte de Meneses (1414-1464), filho natural legitimado do anterior, foi também 2.º Conde de Viana (da Foz do Lima)
  4. D. Henrique de Meneses (c.1450- ? ), filho do anterior, foi também 3.º Conde de Viana (da Foz do Lima) e 1.º Conde de Loulé

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Nobreza de Portugal e Brasil" Vol III, páginas 478/480. Publicado por Zairol, Lda., Lisboa, 1989.
Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.