Conde de Andrade e Vilalba
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Fevereiro de 2013) |
Conde de Andrade e Vilalba é um título de nobreza galego concedido pelos Reis Católicos a Diego de Andrade ou Fernán de Andrade.
História
[editar | editar código-fonte]A família Andrade, originária do lugar do mesmo nome começou a ter importância no século XII. O seu primeiro membro do que se tem notícia é Fortunio Bermúdez, o seu filho Pedro Bermúdez de Andrade (1182-1235) foi o primeiro chamado Senhor de Andrade e avô de Fernán Pérez de Andrade, que depois de apoiar ao herdeiro do trono Pedro I de Castela (que lhe deu o senhorio de Vilalba) se puxou da parte do usurpador Henrique de Trastámara frente a seu irmão Pedro. Quando aquele acedeu ao trono, concedeu-lhe importantes privilégios, entre eles o condado. O título passou aos seus sobrinhos e daí ao mais importante da família Fernán de Andrade. Teresa, a filha de Fernando de Andrade, casou com o Conde de Lemos e o título transmitiu-se desde então com o condado de Lemos. Hoje faz parte do conjunto de títulos da Casa de Alba.
Condes de Andrade
[editar | editar código-fonte]- Diego de Andrade, pai de
- Fernán de Andrade, pai de
- Teresa de Andrade c.c. Fernán Ruíz de Castro, primeiro Marquês de Sarria, f.d. Infante D. Dinis de Portugal e D. Beatriz de Castro, Condessa de Lemos, e neto de D. Fernando II, Duque de Bragança, pais de
- Pedro de Castro e Andrade, pai de
- Fernán de Castro e Andrade, pai de
- Pedro Fernández de Castro e Andrade
Literatura
[editar | editar código-fonte]- (em castelhano) Asociación Nobiliaria Vínculo y Mayorazgo de Lemavia. Linaje Andrade (o Andrada). http://www.casarealrurikovich.com/antepasados/andrade.pdf .
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Casa de Lemos em grandesp.org.uk» (em espanhol)