Conjunção conclusiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As conjunções conclusivas são conjunções, ou seja, palavras ou expressões gramaticais usadas como conexão de duas orações em que uma representa uma conclusão. Exprimem, por conseguinte uma conclusão (ou uma consequência, um efeito, um resultado) referentes à oração anterior. As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras. Introduzem as orações coordenadas sindéticas conclusivas.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Em gramática, as conjunções conclusivas são aquelas que expressam a ideia de conclusão e explicação, introduzindo uma sequência lógica na oração que dá continuidade ao raciocínio expresso na oração anterior. As principais conjunções conclusivas são: porque, portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), então, por conseguinte, consequentemente, de forma que, modo que, de sorte que, de maneira que, daí que, tanto (assim) que, assim, enfim, por fim, conseguintemente, donde, por onde, aí (em seu uso coloquial, por exemplo, "a professora já chegou gritando, aí os alunos calaram-se")[1].

Referências

  1. Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3ª edição - São Paulo : Publifolha, 2010. ISBN 978-85-7402-939-9

Ver também[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.