Conophytum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaConophytum
Conophytum minutum
Conophytum minutum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Aizoaceae
Género: Conophytum
Espécies
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Conophytum

Conophytum é um gênero botânico pertencente à família Aizoaceae.[1] Originárias do sul da África, onde crescem em colinas pedregosas ou rochosas, são plantas formadas por pequenos corpos carnosos que formam grupos compactos de folhas quase esféricas, soldadas a tal ponto de que só uma fenda muito pequena separa as duas folhas. No ambiente selvagem, os grupos de folhas se escondem entre as pedras e em pequenas cavidades, que retêm imperceptíveis depósitos de argila e areia.

As flores, brotam da fenda entre as folhas; a corola, de pétalas grandes e delgadas, cresce em forma de trombeta. Possuem cores bem vivas: amarelo, vermelho, rosa, violáceo.

Florescem no outono. No período de repouso secam-se as folhas velhas, formando uma casca que na primavera se abre mostrando novas folhas. Necessitam de claridade, mas não de luz solar direta. Temperatura mínima de 5 °C ; máxima de 27 °C. Não gostam de terra muito úmida, preferem nebulização. Aconselha-se regar no período de floração, no resto do tempo rega-se com borrifos de água regulares.

Propagação: por divisão de folhas ou por sementes.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Conophytum — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020