Contrarrelógio por Equipas ProTour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Contrarrelógio por Equipas ProTeam ou simplesmente CRE ProTour (oficialmente UCI ProTour Eindhoven Team Time Trial) era uma competição de ciclismo de estrada criada para o UCI ProTour em 2005. A primeira edição desta carreira disputou-se em Eindhoven (Países Baixos), ainda que a prova poderia variar a cidade a cada ano, atendendo às diferentes candidaturas apresentadas. Ainda assim, as três únicas edições disputadas têm sido no mesmo lugar.

Entre 1988 e 1991 correu-se uma prova no mesmo lugar e de similar formato, o Grand Prix de la Libération. A CRE de Eindhoven considerou-se a sucessora dessa prova. Depois de só se disputar três edições em 2008 se anunciou que o evento não continuaria se celebrando, ao menos na cidade de Eindhoven. A UCI anunciou que substituiria este evento por outra localização, mas ainda não se pronunciou.[1]

A carreira tinha um comprimento de aproximadamente 50 quilómetros e disputava-se por equipas de seis corredores. Tomavam parte da prova os vinte ou dezoito equipas ProTour e outros cinco convidados pela organização.

Ao ser uma contrarrelógio por equipas e ao ter um perfil completamente plano, é a prova mais rápida de todo o ciclismo profissional, com médias superiores aos 50 km/h.

Em certa medida foi suplantada pela contrarrelógio por equipas do Campeonato do Mundo, que se disputa desde 2012 e onde as equipas UCI ProTeam estão obrigados a participar e obtêm pontos para UCI WorldTour.

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Ano Ganhador Segundo Terceiro
2005 Alemanha Gerolsteiner Suíça Phonak Hearing Systems Dinamarca CSC
2006 Dinamarca CSC Estados Unidos Discovery Channel Alemanha Gerolsteiner
2007 Dinamarca CSC Itália Tinkoff Credit Systems Itália Milram

Palmarés por países[editar | editar código-fonte]

País Vitórias
 Dinamarca 2
 Alemanha 1

Referências[editar | editar código-fonte]