Convenção sobre configuração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Convenção sobre configuração ou programação por convenção (do inglês Convention over configuration - CoC) é um modelo de desenvolvimento de software que busca diminuir o número de decisões que os desenvolvedores precisam tomar. Visa ganhar simplicidade sem perder flexibilidade.

O bordão "convenção sobre configuração" essencialmente significa que o desenvolvedor precisa de definir apenas aspectos não convencionais da aplicação. Por exemplo, podemos adotar uma convenção de nomes, nas quais o nome da tabela no banco de dados será sempre o plural da classe persistente. Se existe uma classe "Venda" no modelo, a tabela correspondente no banco de dados será chamada, por padrão, "vendas". Somente no caso de alguém se desviar deste modelo tornar-se-ia necessário escrever código específico relacionando a classe a tabela, como se se resolvesse chamar a tabela "produtos_vendidos".[1]

Quando a convenção implementada pela ferramenta que se utiliza corresponde ao comportamento desejado, o desenvolvedor gasta menos esforço (ou não há sequer esforço) na redação de arquivos de configuração. Somente se o comportamento desejado for distinto da convenção implementada é que se torna necessário elaborar configurações.

Esta visão permite ao programador trabalhar num nível maior de abstração sem a necessidade da criação de uma camada de abstração.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

  1. MASSOL, Vincent, ZYL, Jason van. Better Builds with Maven. How to Guide for Maven 2.0. Mergere Library Press, 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.