Convento de Santa Teresa de Jesus de Carnide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antigo Convento de Santa Teresa de Jesus da Ordem das Carmelitas Descalças e de Santo Alberto
Apresentação
Tipo
Parte de
Zona antiga de Carnide - Luz (d)
Estatuto patrimonial
Incluído em sítio classificado (d)
Monumento de Interesse Público (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Frontal do altar

Convento de Santa Teresa de Jesus de Carnide, também conhecido por Convento de Santa Teresa de Jesus da Ordem das Carmelitas Descalças e de Santo Alberto localiza-se na Rua do Norte a Carnide, n.º 45, na freguesia de Carnide, em Lisboa, Portugal[1][2].

O convento foi fundado, em 1642, pela Micaela Margarida de Sant'Ana[1],[3] filha do imperador Mateus de Habsburgo do Sacro Império Romano-Germânico[1] e sobrinha de D. João IV, em terrenos doados dois anos antes, por D. António Gomes da Mata, correio-mor do reino[1].

A casa religiosa recebeu, em 1650, a Infanta D. Maria, de tenra idade[1], com o propósito de ali ser educada, acabando por vestir o hábito das carmelitas, no ano da morte do seu pai.

A esta Infanta se deveu um novo impulso e conclusão das obras da parte conventual e da igreja (entre 1663 e 1667), assim como a ornamentação de todo o edifício com diversas pinturas, peças de ourivesaria e alfaias[2]. Aqui se recolhiam muitas donzelas e viúvas pertencentes a famílias da nobreza da época e, depois da extinção das ordens religiosas, em 1834, permaneceu como recolhimento religioso até à morte da última freira em 1881.

Infanta D. Maria[editar | editar código-fonte]

A Infanta D. Maria é filha de D. João IV[1], nasce em Lisboa a 30 de Abril de 1644 e morre a 7 de Fevereiro de 1693. O pai reconhece-a e declara-a legítima, fazendo carta de doação e mercê das vilas e termos de Torres Vedras, Colares, Azinhaga e Cartaxo.

Até os seis anos foi educada pelo Secretário de Estado, António de Cavide, e a 25 de Março de 1650[2], entrou na clausura de Carnide das carmelitas para receber instruções da madre Micaela Margarida de Santana, filha do imperador Mateus de Habsburgo, parente de D. João IV. Sua educação foi confiada a uma religiosa, Margarida da Ressurreição, e após a morte de seu pai, em 1656, vestiu o hábito de carmelita.

D. Afonso VI confirmou a doação, a 18 de Novembro, e D. Pedro II, a 25 de Novembro de 1677, dava-lhe o tratamento de alteza, ratificando as disposições do testamento.

Referências

  1. a b c d e f «Mosteiro de Santa Teresa de Jesus de Carnide / Asilo de São Vicente de Paula de Carnide». SIPA. Consultado em 16 de abril de 2015. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2013 
  2. a b c «Antigo Convento de Santa Teresa de Jesus da Ordem das Carmelitas Descalças e de Santo Alberto». Direção-Geral do Património Cultural. Consultado em 16 de abril de 2015. Cópia arquivada em 16 de abril de 2015 
  3. «Maria (D.).». Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico. Consultado em 16 de abril de 2015. Cópia arquivada em 3 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.