Galdino de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Coronel Galdino de Almeida)
Galdino de Almeida
Nome completo Galdino Alfredo de Almeida
Nascimento 9 de janeiro de 1873
Aiuruoca
Morte 23 de abril de 1946 (73 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Empresário e Banqueiro

Galdino Alfredo de Almeida (Aiuruoca[nota 1], 9 de janeiro de 1873[1]Rio de Janeiro, 23 de abril de 1946) foi um empresário e banqueiro brasileiro.

Foi um dos fundadores da cidade de Marília.[2] Foi também fundador da Casa Bancária Almeida & Cia.[3] Em 1943, com a entrada de Amador Aguiar como diretor-gerente e proprietário de 10% das ações o banco mudou de nome para Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco).[3][4]

Antes de chegar a Marília, em 1928, residiu em Vila Bonfim, Franca, Igarapava (onde foi presidente da Câmara Municipal e juiz federal substituto) e Ribeirão Preto.[5]

É pai de José Alfredo de Almeida, o Zezé de Almeida, que foi presidente do Bradesco e da Aerovias Brasil[1][6]; também de Galdino Alfredo de Almeida Jr, que foi diretor do Marília Tênis Clube[7] e vereador na cidade em 1960 pela UDN[8]. É pai também de Gabriela de Almeida Pirajá (Biela) e Delfina de Almeida Cunha (Finoca).

Faleceu, vítima de atropelamento no Rio de Janeiro, estando sepultado em Marília.[5] É homenageado em Marília com o nome de um logradouro, a rua Coronel Galdino de Almeida[5], assim como também são homenageados os seus filhos.

Notas e referências

Notas

  1. O empresário nasceu no distrito de Rosário de Bocaina, pertencente ao município de Aiuruoca e embrião do futuro município de Bocaina de Minas.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.