Curruíra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Corruíra)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCurruíra

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Troglodytidae
Género: Troglodytes
Espécie: T. aedon
Nome binomial
Troglodytes aedon
Vieillot, 1809
Distribuição geográfica
      Reprodução       Migração       Ano todo       Sem reprodução
      Reprodução
      Migração
      Ano todo
      Sem reprodução

Troglodytes aedon, popularmente conhecida como corruíra, curruíra, cambaxirra, correte, maria-judia, currila, cambaxirra, cambuxirra, garrincha, cutipuruí, rouxinol, corruíra-de-casa, carriça, garriça, curuíra, coroíra, curreca, chirachola e carruíra,[1] é uma espécie de ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que habita uma grande parte das Américas. Apresenta cor em vários tons de marrom. Mede aproximadamente 12cm do bico até a cauda. A espécie T. aedon era descrita como habitando quase toda a América, exceto o Ártico, mas recentemente foi proposta a subdivisão da espécie em duas, sendo a outra Troglodytes musculus,[2] abrangendo as populações da América Central e América do Sul, embora a questão permaneça polêmica.

Um dos pássaros mais conhecidos do país. Presente em todo o Brasil e também da América do Norte a toda a América do Sul. Muito comum, ocorre virtualmente em todos os habitats abertos e semi-abertos, aparecendo rapidamente em clareiras abertas em regiões florestadas. Habita também os arredores de casas e jardins, inclusive no centro de cidades, e ocupa ilhas na costa marítima.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Ilustração de um família de curruíras por John James Audubon

É onívora, predominando em sua dieta os insetos e suas larvas; come também lagartixas, sementes e frutos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Vive solitária ou aos pares; macho e fêmea cantam em dueto. Faz ninho forrando qualquer cavidade, seja um pau oco, um buraco ou mesmo um ninho abandonado de joão-de-barro. Põe de 3 a 4 ovos de cor vermelho-claro, densamente salpicados de vermelho-escuro, com manchas em cinza-claro.

Referências

  1. «corruíra (Troglodytes musculus) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 16 de outubro de 2018 
  2. (Naumann, 1823)
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.