Louis Jean Pierre Vieillot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Louis Jean Pierre Vieillot
Nome nativo Jean Pierre Vieillot
Nascimento 10 de maio de 1748
Yvetot
Morte 1831 (83 anos)
Sotteville-lès-Rouen
Cidadania França
Ocupação biólogo, ornitólogo, naturalista, zoólogo

Louis Pierre Vieillot (Yvetot, 10 de Maio de 1748Sotteville-lès-Rouen, 24 de Agosto de 1830) foi um naturalista e ornitólogo francês. O seu trabalho baseou-se em várias expedições de campo, realizada nas Américas e resultou numa enorme quantidade de descrições de novas espécies e grupos taxonómicos. Cerca de 26 géneros propostos por Vieillot ainda se encontram em uso.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vieillot nasceu em Yvetot na Normandia e desenvolveu um negócio na ilha caribenha de São Domingo (Haiti). Durante a revolução francesa foi obrigado a fugir para os Estados Unidos onde se começou a interessar por assuntos naturais, em particular a ornitologia. Foi durante este período que recolheu o material para a sua obra Histoire naturelle des oiseaux de l'Amérique Septentrionale publicada em 1808. No início do século XIX, Vieillot regressou a França onde obteve trabalho como jornalista. A sua paixão por aves não esmoreceu e continuou ligado à ornitologia. Em 1802 publicou o livro Histoire naturelle et générale des colibris, oiseaux-mouches, jacamars et promerops, com ilustrações de Jean Baptiste Audebert. Em 1816, Vieillot editou as suas ideias sobre um sistema natural para a classificação de aves sob o título Analyse d'une nouvelle Ornithologie Elémentaire. Mais tarde foi o responsável pela continuação do trabalho Tableau encyclopédique et méthodique, iniciado por Pierre Joseph Bonnaterre em 1790.

Vieillot morreu em Sotteville-lès-Rouen em 1830.