Cortador de unha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cortador de unha
Tipo
ferramenta
item de higiene pessoal (d)
item de higiene pessoal (d)
Características
Material
Composto de
Utilização
Uso
manicure (en)
pedicuro
Um cortador de unha
Dois tipos diferentes de cortador de unha

Cortador de unha ou corta-unhas[1][2] é um dispositivo mecânico utilizado para aparar as unhas dos dedos das mãos e pés.

Os corta-unhas são na maioria das vezes feitos de metal cromado. São geralmente constituídos de duas peças amovíveis, uma alavanca e as lâminas, podendo também ter incluídos um canivete com uma parte rugosa que serve de lima para as unhas. As lâminas têm geralmente uma forma côncava para se adaptarem à forma das unhas e podem estar orientadas de forma paralela ou perpendicular ao eixo do corta-unhas.

Existem outros tipos de corta-unhas, por exemplo em forma de alicate, cuja forma facilita o corte das unhas dos pés. Estes proporcionam um corte mais rápido e eficaz ao permitir aplicar a força da mão toda e não só a de dois dedos. É também vulgar os corta-unhas possuírem um buraco na parte de trás por onde se passa um fio de metal que pode ser usado para ligar o corta-unhas a algum outro objecto facilitando assim o seu transporte.

O corta-unhas funciona quando o seu utilizador coloca a unha entre as lâminas e pressionando a alavanca, faz com que as lâminas se juntem cortando a unha. Pode-se utilizar também o canivete para auxiliar na higiene ao retirar a sujidade debaixo das unhas nomeadamente pedaços de cotão que se acumulam devido ao uso diário de meias.

Dependendo da qualidade do metal, com a idade a lâmina dos corta-unhas tem tendência a perder qualidades e acaba por ter de ser substituída para evitar lesões.

A invenção do corta-unhas é atribuída a Chapel Carter no ano de 1896.[3]

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «corta unhas». Dicionário Priberam. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  2. Infopédia. «corta-unhas | Definição ou significado de corta-unhas no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  3. A brief history of the nail clipper is printed in The Size of Thoughts: Essays & Other Lumber, Nicholson Baker, New York: Vintage 1997. ISBN 0-679-77624-9.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cortador de unha