Meia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Meias.
Meia vestida num .
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons

Meias (português brasileiro) ou meias/peúgas (português europeu) são peças de roupa que se vestem nos pés, a fim de aquecê-los e/ou protegê-los do contato direto com o calçado, também podem servir como terapia no caso de doenças como varizes. No Rio Grande do Sul, a meia também é chamada de carpim.

Classicamente constituída de ponta, pé, calcanhar e punho em alguns casos se suprime alguma das partes como no caso das sem punho ou sem ponta como no caso das terapêuticas sem ponta. Detalhe de acabamento é que a ponta ou é fechada por remalhadeira ou por overloque, no segundo caso o acabamento é pior, porem mais produtivo e portanto menos dispendioso. Quando é fechada, pois as terapeuticas não o são. Industrialmente é feita em maquinas de tecer (teares) circulares especificas para este artigo, que mudam o modo de tecimento nas diversas partes do artigo, podendo entretanto ser tecidas em teares retilíneos, embora isso seja contrassenso por conta de aumentar o custo do produto.

Por algum motivo que me foge as que vão ate o joelho são classificadas em quartos enquanto as que cobrem a perna toda em oitavos.

Em alguns esportes, tais como beisebol e futebol, os jogadores normalmente usam meias na altura dos joelhos. Essas "meias grandes" são chamadas de meiões.