Pijama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Uma menina usando um pijama infantil feminino

Pijamas são um tipo de roupa usada para dormir, usadas por pessoas que não querem dormir sem roupas ou apenas com a roupa de baixo. Pijamas são geralmente constituídos por um conjunto de duas peças de roupas, embora pijamas compostos de uma peça também existam. A palavra pijama vêm do hindu pajama, que vêm do persa پايجامه . Significa "roupa para as pernas".

Origem[editar | editar código-fonte]

Não se sabe quando começou-se a usar o pijama para dormir. Sabemos apenas que ao final do século XVI as pessoas de classe alta utilizavam várias roupas durante o dia. Não havia essa idéia de ter roupas para sair e roupas para ficar em casa. Nessa época começam a ser usadas as camisolas, que iam do pescoço aos pés, eram de lã e tinha mangas compridas.

Dois séculos depois (século XVIII) surge o negliée, só para as mulheres, feita com tecidos mais sofisticados, como a seda. O negliée era roupa para ser usada a noite e para relaxar em casa. Os homens começaram a dividir suas camisolas em duas partes, camisa na parte de cima e uma calça larga na parte de baixo. Dessa maneira os pijamas foram ficando da forma como são hoje.

Referências a pijamas na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Os pijamas tem um importante papel no popular programa de televisão conhecido como Bananas de Pijamas. O programa mostras as aventuras de duas bananas enquanto vestem seus pijamas.

Fonte[editar | editar código-fonte]

[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.