Boné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Homem com boné (1922)

O Boné (do francês bonnet, palavra que descende do Latim medieval, obunnis, “espécie de capa”) é um tipo de chapéu de copa redonda com aba frontal apenas, originalmente utilizado para proteger a cabeça e os olhos da luz solar. Também há registros de que “bonnet” era o nome do ofício dos franceses que teciam coberturas para a cabeça feitas em malha, chamadas de casquetes.

O boné é uma espécie de chapéu de formato circular com uma aba voltada sobre os olhos.

É uma peça de amplo uso tanto por homens como por mulheres de todas as idades. Mas tem uma aceitação maior entre o público infanto-juvenil, especialmente entre os adolescentes e os praticantes de atividades desportivas, como o ténis, o skate e o golfe (que podem também algumas vezes se constituir em uma simples viseira), sendo sua função primordial proteger a cabeça dos raios solares e impedir que a luz incida diretamente sobre os olhos.

Também pode compor o traje informal e é comum o seu uso com a aba voltada para a parte de trás da cabeça, especialmente pelos mais jovens.

O uso[1] do boné popularizou-se nos Estados Unidos, no século XIX, quando passou a ser usado pelos jogadores de basebol. Inicialmente os bonés de basebol eram feitos de palha, passando mais tarde a ser confeccionados com uma espécie de lã.

Sua consagração, porém, começou nos anos 1960, quando novos tecidos e estampas começaram a ser usados na sua confecção.

Nos anos 1980 o boné foi definitivamente incorporado à moda e a partir daí se transformou em peça indispensável na cabeça do público jovem como expressão de identidade, estilo ou afinidade ao uso de produtos de grife e de grandes marcas.

Esse gosto pelo acessório passou a ser explorado pelo marketing[2] corporativo e promocional e passou a ser uma peça fundamental na divulgação de marcas, produtos e eventos, usualmente visto na cabeça de atletas de renome que ostentam logomarcas bilionárias estampadas em seus bonés como forma de patrocínio.

Os quepes militares são um subtipo de boné.

Tipos de Bonés[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  1. «A história do boné». modaparahomens.com.br. Consultado em 2016-03-12. 
  2. «Bonés Promocionais Personalizados e Viseiras - BonéPromo». bonepromo.com.br. Consultado em 2016-03-12.