Lingerie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Lingerie

Lingeries são roupas íntimas femininas e que, durante a história da humanidade, foram e são alvo de diversos estudos, dos seus aspectos culturais aos psicológicos.

   Não raro acontece que uma das línguas românticas, particularmente o francês e o italiano, passe a usar uma palavra de um étimo latino em uma acepção específica, passando-a depois às outras. Assim lingerie tem sua origem inicial do latim linum> português linho. Designava inicialmente a planta e posteriormente qualquer objeto de linho. De linum derivou-se o adjetivo lineus, "de linho", certamente por meio da expressão no neutro plural fila linea, "fios de linho". Assim lineus, "de linho", resultou no francês linge, depois substantivado, com o sentido de "roupa branca", de acordo com a cor natural do linho; de linge derivou-se lingerie, documentado desde 1485, "confecção ou comercio de roupa branca", designando hoje qualquer uma das peças que constituem as roupas intimas do vestuário feminino, especialmente aquelas de alta qualidade e com ornamentos.

Calcinha[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Calcinha
Calcinhas de renda

Calcinha é um tipo de roupa de baixo usada por mulheres. É usada sob a roupa protegendo a vulva, e as nádegas de contato com a roupa externa. Também pode ser usada para dormir ou simplesmente sem roupa alguma por cima da mesma. O equivalente para os homens é tradicionalmente a Cueca. Mesmo com estilos e designs bem diferenciados, existem aqueles que preferem utilizar a roupa do sexo oposto, seja por conforto ou fetiche.

Sutiã[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sutiã

Madonna[editar | editar código-fonte]

A cantora Madonna popularizou as lingeries ao usá-las em suas apresentações e em seus clips.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lingerie
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Lingerie