Veludo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Veludo preto

O veludo é um tipo de tecido, natural ou sintético, com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pelos cerrados e curtos. Conhecido na Europa desde a Idade Média, o veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio. No século XIX, era por vezes feito de seda, sendo normalmente usado para produzir vestidos e casacos, enquanto que no século XX é muito usado para roupas de festa. Contudo, no fim da década de 1960 e no início da de 70, o veludo ressurgiu e tornou-se moda usá-lo na confecção de saias e calças para o dia.

Mesmo podendo ser feito a partir de qualquer fibra, o veludo é actualmente muito produzido com o acetato de raiom, o que baixou muito seu custo. Até recentemente era um tecido relativamente caro, sendo considerado um artigo de luxo para os mais pobres assim como a seda. O gorgorão (mais amplamente conhecido pela palavra inglesa corduroy) e velúcia eram considerados "veludo de pobre" quando foram inicialmente produzidos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.