Veludo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Veludo
Jacka - del av Nordstjärneordens dräkt från cirka 1820 - Livrustkammaren - 108329.tif
Tipo
Veludo e pelúcia obtidos por urdidura (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Veludo preto

A etimologia da palavra, tem-se que ela vem do Latim vellutus, que significa “cheio de pelos, hirsuto”, ou de vellus, “pele de animal”. Esse tecido, tem origem na Índia, sendo muito popularizado na alta elite da Europa, por volta do século 13 e 14, na idade média. Sempre sendo vinculado ao luxo e poder, teve essa significação devido o rei inglês Henry IV, que no século 15, proibiu pessoas que não fossem nobres de usar o tecido. Assim o veludo manteve, através dos séculos, uma imagem de riqueza e sofisticação. Dentre as diversas variações desses tecidos, temos:

O tipo cotelê é estriado, de algodão ou raiom. Até o século XIX, era associado a cavalariços e lavradores, tendo sido utilizado na confecção de calções, casacos e trajes de caça. No século XX, firmou-se na moda esportiva para o dia-a-dia, aparecendo principalmente em calças, blazers, jaquetas masculinas, femininas e infantis. No fim do século, foi enriquecido pelo fio stretch em sua trama, o que lhe conferiu maior conforto. O veludo alemão, de seda, tema aspecto bem liso, possui brilho intenso e é os maus caro dos veludos. A roupa confeccionada com esse tecido ganha visual nobre. O chamado veludo cristal, ou veludo molhado, é o produto sintético, com base em malha, o que lhe garante maciez e boa caída. Seu brilho característico lembra o veludo alemão. De tempos em tempos, ele é esquecido na moda, para depois reaparecer com força total. O veludo lavrado ou dévoré é o tecidpo no qual a suprficie coberta por fios aparados ocupa so determinadas zonas, formando desenhos em relevo sobre o fundo transparente obtido por corrosão. O tecido inicialmente é composto por dois grupos de fios fiados com fibras têxteis diferentes. A destruição pela ação de produtos químicos de um desses grupos é que revela o desenho. O veludo molhado tem brilho que lembra o veludo cristal, mas a superfície é irregular. A fibra desse material é prensada em várias direções, resultando em uma aparência cintilante, como se o veludo estivesse molhado.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.