Acetato de celulose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acetato de celulose
Alerta sobre risco à saúde
Número CAS 9004-35-7
Densidade 1,27 - 1.34 g cm-3
Ponto de fusão

306 °C

Propriedades
Índice de refracção (nD) n20 = 1.46 – 1.50 [1]
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O acetato de celulose é um poliéster produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira, com anidrido acético e ácido acético, na presença de ácido sulfúrico (catalisador). O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas (normalmente com 2 radicais acetato para cada unidade fundamental da celulose)[2].

É usada na indústria têxtil e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sido substituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, inutilizando o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro, no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outros produtos. Também é utilizada em visores LCD, armações de óculos[3] e em membranas de filtração. Acetato de celulose de baixa viscosidade é usado em lacas e revestimentos protetores para papel, metal, vidro e outros substratos[2].

Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria têxtil, é sua solubilidade em acetona e termoplasticidade[2]. Também é hipoalergênica e resistente a mofo, podendo ser lavada a seco. É considerada não-tóxica, podendo ser utilizada em contato com alimentos. Além disso, é biodegradável[2].

Referências

  1. J. G. Speight, Norbert Adolph Lange (2005). Lange's handbook of chemistry (em inglês) 16 ed. [S.l.]: McGraw-Hill. 1623 páginas. ISBN 0-07-143220-5 
  2. a b c d Edgar, Kevin (2003). Encyclopedia of Polymer Science Technology. [S.l.]: John Wiley & Sons, Inc. p. 129 
  3. Lenscope (25 de abril de 2019). «Tipos de materiais de armação de óculos». Blog. Consultado em 9 de janeiro de 2023