Cetim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cetim roxo

Cetim ou Setim é um tecido formado de seda e .[1] Foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada.

É nome também de ligamento de tecidos de cala que pela distribuição de seus pontos tomados o torna brilhante tendo avesso e direito diferentes. Sendo que para proveito da característica mais marcante o mais brilhante é o direito. Obedece via de regra (raso turco e raso do Reino) ao deslocamento constante numa matriz quadrada previamente calculada.

No século 20, o raiom e outras fibras sintéticas tomaram o lugar da seda.

Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento.02

Referências

  1. cetim in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-24 02:06:26]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cetim
Ícone de esboço Este artigo sobre têxtil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.