Corymbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCorymbia
eucaliptos-de-jardim
Corymbia citriodora

Corymbia citriodora
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Corymbia
Espécies
Ver texto
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Corymbia

Corymbia é um género botânico pertencente à família Myrtaceae, que inclui os chamados eucaliptos-de-jardim. Inclui cerca de 113 espécies de árvores que já foram classificadas no género Eucalyptus até meados da década de 1990, ainda que algumas espécies sejam reconhecidas como um grupo distinto dos Eucalyptus desde 1867. Estudos a nível molecular na década de 1990 mostraram que estão mais próximas do género Angophora que de Eucalyptus, pelo que se optou pela criação de um novo género. Estes três géneros, contudo, são muito próximos uns dos outros pelo que a designação vulgar de "eucaliptos" para os identificar é, de um modo geral, correcta.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Algumas das espécies mais conhecidas de Corymbia são:

  • Corymbia calophylla;
  • Corymbia citriodora — uma árvore de tronco alto, nativa do Queensland central e setentrional, e plantada em vários locais pela beleza do seu tronco branco ou cinzento-claro e pelo cheiro inconfundível a limão;
  • Corymbia ficifolia (eucalipto-de-flor-vermelha) — popular como árvore de jardim, incluindo em Portugal;
  • Corymbia maculata — árvore popular em jardins, com um tronco marcado por manchas redondas e irregulares de diversas cores. Nativa da Nova Gales do Sul e do sudeste do Queensland, é plantada em vários locais, também pela sua madeira dura e de grã fina usada em pegas de ferramentas e outros acessórios onde a dureza e resistência do material é essencial, como em rolamentos de madeira.

O género inclui as seguintes espécies:

Frutos de planta do género Corymbia

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.